Matheus Castiglioni

Adicionando Jars De Terceiros No Maven

Recentemente tive a necessidade de migrar um projeto normal para um projeto Maven, até ai tudo bem, adicionei todas as dependências no pom.xml e voalá, o projeto estava funcionando.

Projeto funcionando

Porém, com o tempo surgiu a necessidade de adicionar uma nova dependência desenvolvida por um de nossos desenvolvedores, essa dependência não esta hospedada no Mvn Repository, então a princípio pensamos:

Vamos copiá-la para o projeto e adicioná-la manualmente no build path

Adicionado jar no build path

Pronto, com o nova dependência(jar) adicionada, já podemos começar a utilizá-la no projeto, certo? Certo. Após finalizar o uso dela devemos gerar um novo deploy da aplicação, o primeiro passo será pedir para o Maven empacotar nossa aplicação:

Como podemos ver, nossa aplicação gerou um erro durante o empacotamento, mas porque isso aconteceu?

Ao tentar realizar o empacotamento(package) da nossa aplicação o Maven compilou todas nossas classes antes de empacotá-las, na hora que ele chegou na classe TestaParametrosWeb gerou o erro package br.com.mhc.parametrosweb does not exist informando que não estava encontrando a classe ParametrosWeb localizada no pacote br.com.mhc.parametrosweb.

Isso aconteceu porque não dizemos para o Maven que essa classe é uma dependência de nosso projeto, apenas copiamos o JAR para o projeto e adicionamos no build path e começamos a usá-la. Porém por padrão o Maven vai procurar todas as depedências dentro da home do seu repositório local, no caso do Mac, ele iria buscar em: /Users/NOME_DO_USUARIO/.m2/repository e como vocês já devem estar imaginando, não temos nosso JAR adicionado lá.

Sendo assim, como podemos resolver o problema? Pois é, se você pensou em adicioná-lo no repositório local acertou, é exatamente esse passo que vamos realizar. Para esse passo, precisamos seguir a convensão do Maven que seria: repository/groupId/version/artifactId-version.jar.

Beleza, que doidera é essa? Calma que vocês já vão entender, o primeiro passo é adicionar a dependência em nosso pom.xml.

Configurando o pom.xml

Como foi mencionado anteriormente, devemos retirar a depedência de nosso build path.

Remove jar do build path

E adicioná-la no pom.xml:

<dependency>
	<groupId>br.com.mhc</groupId>
	<artifactId>mhc</artifactId>
	<version>1.0.0</version>
</dependency>

Porém após o Maven realizar sua atualização, nosso pom.xml apresentará um erro:

Pom.xml com erro

Mas o que esta acontecendo?

Repositório local

Se entrarmos em nosso repositório local, podemos ver que o Maven criou as pastas referente nossa dependência br/com/mhc/mhc/1.0.0/, esse é o padrão do Maven, como mencionado anteriormente, ele cria a seguinta estrutura: repository/groupId/version/artifactId-version.jar. Então como podemos resolver o problema? Sim, se você pensou em copiar nosso JAR para esse caminho, acertou.

Após copiar o JAR para br/com/mhc/mhc/1.0.0/mhc-1.0.0.jar nosso problema foi resolvido, já conseguimos realizar o update do Maven, trazendo nossas depedências para o projeto, agora podemos tentar empacotá-lo novamente:

E como podemos ver, deu tudo certo, o empacotamento foi gerado com sucesso, foi gerado nosso post-maven.war que deve ser utilizado para subir nossa aplicação em produção.

Então está tudo certo? Errado, acabamos de resolver um problema, porém criamos outro.

Não acredito

Entendendo o novo problema

Agora transferimos a necessidade de todos os desenvolvedores realizarem as mesmas configurações em seus repositórios locais para nossa dependência ser encontrada, além disso, se utilizarmos alguma plataforma para integração contínua como o Jenkins também devemos criar as pastas do Maven em nosso servidor, algo totalmente impraticável. Então, como podemos resolver o problema?

Escopo de sistema

Sabendo dessa necessidade o Maven criou um escopo de sistema(system scope), mas afinal, o que seria esse escopo de sistema?

This scope is similar to provided except that you have to provide the JAR which contains it explicitly. The artifact is always available and is not looked up in a repository.

Em outras palavras, é um escopo que sempre devemos fornecer o JAR explicitamente e esse JAR não será procurado no repostiório do Maven.

Configurando o escopo de sistema

Então vamos acertar nosso pom.xml para utilizar o escopo de sistema.

<dependency>
	<groupId>br.com.mhc</groupId>
	<artifactId>mhc</artifactId>
	<version>1.0.0</version>
	<scope>system</scope>
	<systemPath>${basedir}/src/main/webapp/WEB-INF/lib/mhc-1.0.0.jar</systemPath>
</dependency>

Veja que adicionamos duas novas tag para a nossa depedência: scope e systemPath:

Pronto, agora nosso problema deve ter sido resolvido, vamos testar:

Como podemos ver, tudo esta funcionando, agora não será necessário configurar o repositório local em todas as máquinas que precisarem empacotar nossa aplicação.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus