Matheus Castiglioni

Criando Um Servidor Em Node Com Express

Muito se fala sobre utilizar JavaScript para criar servidores de back-end, mas afinal, por onde podemos começar? Para exemplo do post vou estar utilizando o NodeJS.

Para quem não conhece, o NodeJS é um interpretador de código JavaScript que funciona no lado no servidor (back-end), com isso é possível criar servidores baseando-se apenas em JavaScript, sim, podemos trocar nossos back’s escritos em Java, PHP ou Ruby por NodeJS.

Instalando o NodeJS

Como a instalação pode estar sendo realizada de diferentes maneiras, baseado no sistema operacional da máquina não irei estar abordando esse assunto (talvez em um post específico para isso).

Para realizar a instalação podemos acessar o link: download, escolha o seu sistema operacional e faça o download, após a conclusão do download prossiga com a instalação.

Criando nosso primeiro projeto com NodeJS

Agora, se tudo deu certo, já podemos começar a criar nosso primeiro projeto em NodeJS, para exemplo do post vamos utilizar o terminal ou cmd (no windows).

Para começarmos o nosso primeiro projeto, vamos criar uma pasta em nossa área de trabalho (desktop) chamada meu-primeiro-servidor-nodejs.

Obs: Eu escolhi esse nome apenas para exemplo do post, vocês podem estar optando pelo nome que quiserem.

Em seguida, através do terminal, devemos navegar até a pasta criada:

Pronto, até o momento estamos dentro de uma pasta chamada meu-primeiro-servidor-nodejs, porém, em nenhum momento informamos do que se trata a mesma, e como vocês já devem estar imaginando, o NodeJS não é um Jedi para adivinhar que essa pasta vai ser nosso primeiro projeto.

Mas afinal, o que podemos fazer para transformar essa pasta normal em um projeto Node?

Técnico da Roma pensativo

Para isso devemos executar o comando npm init:

Veja que informamos apenas a description (descrição) e author (autor), o resto apenas deixamos o valor padrão que o Node informa e no fim, confirmamos que tudo estava certo.

Tudo certo, mas da onde veio esse tal de npm? Pois é, acabei não falando antes pois preferí descrevê-lo apenas no momento do seu uso.

Conhecendo o gerenciador de pacotes do NodeJS

Assim como o Java possuí o Maven para gerenciar as dependências de forma ágil dos seus projetos o NodeJS possuí seu próprio gerenciador, o famoso NPM (Node Package Manager), com ele conseguimos atualizar dependências ou instalá-las.

Para conferir todas as possibilidades de download podemos ver através do seu site: npm

Package.json, o que é isso?

Caso você seja uma pessoa curiosa já deve ter visto que o npm criou um arquivo na raiz da nossa pasta chamado package.json, mas afinal, para que ele serve? É nele que fica todas as informações do nosso projeto, tais como: nome, versão, palavras chaves, autor, repositório, etc…

{
  "name": "meu-primeiro-servidor-nodejs",
  "version": "1.0.0",
  "description": "Meu primeiro servidor",
  "main": "index.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1"
  },
  "author": "Matheus Castiglioni",
  "license": "ISC"
}

Este é o exemplo do package.json criado para o meu projeto.

Criando o nosso servidor

Agora que já temos nosso projeto criado e configurado, vamos começar a criar nosso servidor, o primeiro passo é criar o arquivo responsável por configurar e subir o servidor, podemos criar um arquivo chamado servidor.js na raiz do nosso projeto.

Para subir e configurar o servidor, vamos utilizar um módulo do NodeJS chamado http, podemos começar fazendo o require (importação) dele:

const http = require("http");

O módulo http é responsável por criar e subir um servidor, mas, qual servidor ele irá subir? Sim, até agora não criamos nenhum servidor, como essa é uma tarefa um tanto quanto chata, vamos utilizar um framework chamado Express, ele facilita muito nossa vida quanto estamos trabalhando com servidores para a web.

O primeiro passo, assim como fizemos com o http devemos fazer o require dele também:

const express = require("express");

Estamos realizando o require tanto do http quanto do express, mas de onde eles estão vindo? Será que existe alguma mágica para eles aparecem em nosso projeto?

Jogador de Futebol Americano pensativo

Lembra quando falamos sobre o npm? Pois é, ele é o responsável por realizar o download de nossas dependências, mas, até agora não informamos elas em nenhum lugar, como podemos fazer isso?

Baixando dependências

Para realizar o download e instalação de nossas dependências, podemos fazer através do comando npm install seguido pelo nome da mesma:

npm install express --save

Poderíamos utilizar um atalho de install para apenas i

npm i express --save

Mas afinal, que treco é esse de --save? Simples, quando adicionamos o --save estamos dizendo para o npm:

Olha npm, baixa e instala para mim a dependência que se chama express e salva ela em nosso package.json

Lembram do package.json? Sim, ele é o responsável por manter todas as informações de nosso projeto, reparem agora que ele terá um valor a mais dependencies (dependências), onde são informadas todas as dependências que o projeto precisa para rodar.

{
  "name": "meu-primeiro-servidor-nodejs",
  "version": "1.0.0",
  "description": "Meu primeiro servidor",
  "main": "index.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1"
  },
  "author": "Matheus Castiglioni",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "express": "^4.16.2"
  }
}

Conhecendo o node_modules

Se novamente você foi curioso e deu uma olhada na estrutura do nosso projeto, deve ter reparado que foi criado uma pasta chamada node_modules, afinal, qual a utilidade dela? É nela que contém os módulos que podem ser importados (ou requerídos através do require) para serem utilizados em nosso projeto.

Agora nosso require já deve funcionar porque baixamos e instalamos o express, não baixamos ou instalamos o http porque por padrão ele já vem com o NodeJS.

Subindo o servidor

Agora que já temos tudo que precisamos vamos de fato subir nosso servidor.

Conforme dito anteriormante, para subir nosso servidor vamos utilizar o módulo do http, através dele temos uma função chamada createServer onde devemos passar um servidor para ele, mas, quem será nosso servidor? Sim, se você pensou no express parabéns, você acertou.

http.createServer(express);

Será que só isso é suficiente para subir nosso servidor?

Reparem que através do comando node pediso para ele interpretar arquivos JavaScript, passando como argumento (parâmetro) o nome do arquivo. Porque nosso comando executou e já finalizou?

Servidor rodou e parou

O que está acontecendo é que o NodeJS esta interpretando nosso arquivo de forma correta, ele cria o servidor e logo em seguida o derruba, porque não pedimos para o servidor ficar rodando.

Rodando o servidor

Como podemos fazer para que nosso servidor fique rodando eternamente até o mesmo ser parado? Para isso temos a função listen do http, ela recebe como primeiro parâmetro a porta que o servidor ficará escutando (aguardando requisições) e como segundo parâmetro devemos passar uma função de callback (que será executada após o servidor estiver rodando).

http.createServer(express).listen(3000, () => console.log("Servidor rodando local na porta 3000"));

Vejam que foi passado a porta 3000 para nosso servidor ficar escutando e como segundo parâmetro foi passado uma arrow function responsável apenas por fazer um log nos informando que o servidor está rodando na máquina local na porta 3000.

Nosso arquivo servidor.js completo fica da seguinte maneira;

const http = require("http");
const express = require("express");

http.createServer(express).listen(3000, () => console.log("Servidor rodando local na porta 3000"));

Agora quando pedimos para o NodeJS rodar nosso arquivo, teremos a seguinte saída:

Reparem que o servidor ficou rodando, para pará-lo eu tive que executar o comando CTRL+C.

Testando o servidor

Pronto, até o momento nosso servidor já esta subindo localmente na porta 3000, vamos testá-lo?

Testando servidor express

Ué, porque deu esse erro:

Cannot GET /

Até o momento criamos e subimos nosso servidor, porém, em qual momento definimos as rotas, ou seja, as URL’s que podemos acessar? Pois é, não definimos, então vamos resolver o problema.

Definindo a rota de nosso servidor

Para exemplo do post vamos definir apenas a rota principal, em outras palavras, a rota raiz, que é acessada quando informamos apenas a porta.

O primeiro passo será criar uma app, podemos fazer isso executando uma função que o express possuí:

const app = express();

Com isso já temos nossa app, agora precisamos configurar nossa primeira rota, para essa necessidade temos a função .get, que recebe dois parâmetros, sendo eles: o path que será acessado e uma função de callback para processar a requisição:

app.get("/", function(req, res) {
    res.send("<h1>Servidor rodando com ExpressJS</h1>");
});

Aqui estamos dizendo:

Olha Express, quando alguém realizar uma requisição do tipo get para a raiz (informando apenas a porta), pegue a resposta (res) e envie (send) uma tag h1 com o conteúdo “Servidor rodando com ExpressJS”.

Agora por último, na função createServer devemos passar agora o app e não mais o express:

http.createServer(app).listen(3000, () => console.log("Servidor rodando local na porta 3000"));

Nosso arquivo servidor.js completo fica com a seguinte estrutura;

const http = require("http");
const express = require("express");
const app = express();

app.get("/", function(req, res) {
    res.send("<h1>Servidor rodando com ExpressJS</h1>");
});

http.createServer(app).listen(3000, () => console.log("Servidor rodando local na porta 3000"));

Agora, vamos testar nosso servidor novamente:

Testando servidor com rota

E ta lá, tudo funcionando corretamante \o/

Para mais opções de criação de rota, confira a documentação de roteamento

O projeto de exemplo pode ser encontrado aqui.

Já tinha ouvido falar do Express? Não deixe de comentar.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus