Matheus Castiglioni

Manipulando Containers Com Docker Parte 01

Recentemente comecei uma série sobre Docker, nesse post vou explicar e falar sobre os Containers, esse é o terceiro post da série, caso tenha perdido os dois primeiros, recomendo que faça a leitura deles antes de prosseguir:

Entendendo os Containers

Containers são instâncias de imagens Docker, eles são leves porque não precisam de um ambiente virtual completo, pois utiliza o kernel da máquina host (onde o Docker está instalado), através de containers conseguimos encapsular aplicações por completo, evitando a necessidade de diversas configurações para uma determinada aplicação estar no ar.

Para mais detalhes, configura o post: Começando com Docker.

Criando um container

Partindo da ideia que você já lêu o último post sobre Docker, onde foi explicado e exemplificado como trabalhar com imagens no Docker e personalizamos a imagem oficial do NGINX para criar nosso site de forma bem simples.

Mas apenas rodei o comando para criar e subir o container sem explicação, pois a ideia era apenas ver a imagem em funcionamento. Nesse post vou explicar um pouco mais dos possíveis comandos para a criação e manipulação de containers.

Para exemplificar o post vamos criar um blog utilizando MySQL (parte 01) e Wordpress (parte 02).

Configurando o banco de dados

Baixando a imagem

Para começarmos a criação do nosso blog, precisamos antes de mais nada do banco de dados, para isso, vou utilizar o MySQL, o primeiro passo será baixar a imagem que pretendemos utilizar, podemos fazer isso através do comando docker pull passando o nome da imagem e tag (se necessário) que pretendemos baixar:

docker pull mysql:5.6

Com isso, estamos pedindo para o Docker baixar uma imagem chamada mysql, utilizando a tag 5.6. Aguarde o processo de download ser finalizado.

Obs: Caso nenhuma tag seja passada, será feito o download da imagem mais recente, também chamada de latest.

Para visualizar as imagens que já foram baixadas e se encontram em sua máquina, utilize o comando docker images, uma lista de imagens devem ser mostradas. Para visualizar apenas imagens referente ao MySQL, podemos fazer:

docker images | grep mysql

Rodando o MySQL

Legal, já realizamos o download de nossa imagem, agora já podemos utilizá-la para criar um container, podemos fazer isso através do comando docker run passando o nome da imagem e tag (se necessário) que pretendemos subir:

docker run mysql:5.6

Assim, o comando run pega uma imagem e roda (run) ela, deixando-a no ar em execução.

Caso você tenha rodado o comando acima, deve ter notado que ocorreu um erro:

error: database is uninitialized and password option is not specified

O que aconteceu? O MySQL exige que passamos uma senha para o usuário root ou que permitimos a utilização do mesmo sem senha.

Legal, sabendo disso, vamos definir uma senha para o usuário root, mas, como podemos fazer isso? A equipe do MySQL já pensou nisso durante a criação de sua imagem e disponibilizaram váriaveis de ambientes para certas configurações, uma delas é justamente informar a senha que o usuário root deve ter. Essa variável de ambiente é chamada MYSQL_ROOT_PASSWORD, mas como podemos passar valores para as variáveis durante e execução de um container? Podemos fazer isso através do parâmetro -e seguido pelo nome da variável e seu valor:

docker run -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root mysql:5.6

Agora já podemos rodar nosso container que o mesmo irá funcionar, assim, teremos o MySQL funcionando em nossa máquina.

Tudo certo? Errado! Ainda precisamos utilizar alguns recursos que o Docker nos oferece.

O comando acima do MySQL foi executado porém travou nossa tela no terminal, precisamos pedir para o container rodar e manter-se em funcionamento de forma transparente, ou seja, que o mesmo rode em background, podemos fazer isso passando o parâmetro -d:

docker run -d -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root mysql:5.6

Se tudo ocorrer bem, um hash deve ser mostrado após e execução do comando, caso queira ver os containers que estão rodando atualmente (em execução) utilize o comando docker ps, assim, algumas informações sobre os containers serão exibidas.

Caso você tenha reparado, o nosso container tinha um nome estranho, isso porque por padrão o Docker cria e escolhe um nome aleatório para nossos containers, porém, queremos nomear o mesmo como mysql, como podemos fazer isso? Para definir nomes (names) para nossos containers podemos utilizar o parâmetro --name seguido pelo nome:

docker run -d --name mysql -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root mysql:5.6

Agora executando novamente o comando docker ps podemos ver que o nome do container foi definido como mysql, exatamente da forma que queríamos.

Legal, nosso container está rodando, mas, como podemos pará-lo? Podemos parar nossos containers utilizando o comando docker stop seguido pelo nome ou ID do container (por isso é importante a utilização e definição do --name, assim, evitamos ter que ficar procurando ID’s):

docker stop mysql

Rodando novamente o comando docker ps podemos ver que nada é exibido (isso se você apenas criou o container do mysql), mas, como podemos listar todos os containers, até mesmos os parados? Para isso, podemos passar o parâmetro -a de all (todos) para o comando docker ps.

docker ps -a

E nosso container deve estar na lista com status de EXITED. Se houver a necessidade de rodá-lo novamente podemos utilizar o comando docker start seguido pelo seu nome ou ID:

docker start mysql

Se você tentar rodar o comando docker run ao invés do start receberá um erro, pois o nome (name) de um container deve ser único, sendo assim, já possuímos um container chamado mysql (veremos mais á frente como resolver esse problema).

Legal, estamos quase lá, precisamos agora, fazer com que a porta (port) do container seja mapeada com a porta da nossa máquina, caso isso não seja feito, não será possível acessar o MySQL através de nossa máquina, pois o mesmo esta rodando apenas no container. Mas, como podemos fazer isso? Para essa necessidade, temos o parâmetro -p de port (porta):

docker run -d --name mysql -p 3306:3006 -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root mysql:5.6

Caso rode o comando acima, o erro de nome será mostrado, precisamos parar (stop) e remover (remove) o container, podemos fazer de duas maneiras:

docker stop mysql
docker rm mysql

ou

docker rm -f mysql

No primeiro exemplo, primeiro paramos o container para depois removê-lo, isso porque o comando rm apenas remove containers que não estão sendo executados, porém, utilizando o comando rm com o parâmetro -f pedimos para ele remover de forma forçada o container.

Agora, já podemos executar o container novamente e testar o mapeamento de portas:

docker run -d --name mysql -p 3306:3006 -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root mysql:5.6

Legal, o MySQL já está acessível em nossa máquina local, repare que passamos duas portas, a primeira é referente a máquina host, ou seja, a porta da nossa máquina e a segunda refere-se a porta do container, assim, estamos dizendo para o Docker:

Olha Docker, após criar o container, peguei a porta 3306 dele e mapeie com a porta 3306 da máquina onde o comando foi executado.

Estamos quase lá, precisamos apenas salvar as informações do container para que seja possível manter seu estado, assim, mesmo que o container seja removido, suas informações estarão salvas, como podemos fazer isso? Para realizarmos essa ideia de manter estados e informações de container devemos utilizar os famosos volumes, de forma resumida, trata-se de mapear pastas do container para a máquina, assim, tudo que o container salvar em uma determinada pasta, estará sendo salvo na máquina.

Sendo assim, quando o container for criado novamente, o mesmo irá ler as informações da pasta host, onde tudo estará salvo e será criado exatamente da forma que foi parado ou removido.

Para criar os volumes, devemos utilizar o parâmetro -v de volumes:

docker run -d --name mysql -p 3306:3006 -v $PWD/mysql:/var/lib/mysql -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root mysql:5.6

Novamente passamos uma pasta de nossa máquina, seguida pela pasta do container, no exemplo acima, estamos dizendo:

Olha Docker, após criar o container, pegue a pasta mysql localizado no caminho atual onde o comando foi executado ($PWD) e mapeia com a pasta /var/lib/mysql do container, assim, tudo que for salvo nessa pasta, salve na máquina host.

Pronto, com isso, já devemos ter o MySQL configurado e pronto para rodar nosso blog, para o post não se extender muito, vou parar por aqui e na segunda parte vamos subir o Wordpress e realizar a comunicação entre os dois containers.

Saiba mais

A diferença entre pausar (stop) e iniciar (start) um container novamente com relação a remover (rm) e recriar (run) o mesmo trata-se das suas informações, enquanto o container ainda não foi removido, todo o seu estado e informações estarão salvas, porém, ao remover o container e criá-lo novamente, o seu estado será voltado para o zero, conforme definido na imagem.

Se você reparou, durante e execução dos comandos, sempre o nome da imagem foi o último argumento, isso porque quando passamos outro argumento senão a imagem como último, estamos na verdade mudando o entrypoint da imagem (assunto para um próximo post), portanto, mantenha suas imagens como último argumento.

Conclusão

Nesse post você viu vários comandos do Docker que podemos utilizar no dia-á-dia, claro que existem muitos outros, mas, os principais e mais utilizados são esses, para visualizar a lista completa, consulta a documentação.

E aí, gostou? Já conhecia os comandos mostrados no post? Não deixe de comentar a assinar a newsletter para receber novos posts por email.

Até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus