Matheus Castiglioni

Primeiros Passos Com Typescript

Se você já programou ou utilizou a linguagem JavaScript deve ter notado que podemos fazer muita coisa, porém, ela poderia ser ainda melhor, poderíamos adicionar mais funções e recursos a ela, mas será que ninguém já não pensou nisso? Sim, a Microsoft pensou exatamente a mesma coisa e melhorou o JavaScript, dando mais recursos e funcionalidades a ele, essa nova “linguagem” é chamada de TypeScript.

Conhecendo o TypeScript

Conforme dito anteriormente o TypeScript veio para dar mais poderes ao JavaScript, como a Microsoft o chama, ele é um superset (super conjunto) para a linguagem JavaScript, algumas pessoas o chamam de linguagem, mas, não seria bem uma linguagem.

Para escrevermos códigos utilizando o TypeScript devemos saber JavaScript, pois toda a base dele é referente a essa linguagem, dessa maneira, aconselho você antes estudar e aprender JavaScript, para depois, partir para o aprendizado desse superset.

Testando o TypeScript

Se você quiser testar e acompanhar os códigos feito no post, sugiro utilizar o playground, também criado pela Microsoft, o playground é um ambiente online, ou seja, na web que podemos escrever e compilar nossos códigos TypeScript para JavaScript.

Vantagens do TypeScript

Abaixo, vou listar algumas melhorias e funcionalidades adicionadas ao TypeScript, sendo elas:

  1. Tipagem
  2. Orientação a objetos com mais recursos
  3. Decorators (decoradores)
  4. Módulos
  5. Namespaces
  6. Símbolos
  7. Interface
  8. Enums
  9. Mixin
  10. etc…

Veja que é bastante coisa, para esse post vou mostrar como deixar nossos códigos um pouco mais tipados, ou seja, tudo terá tipos.

Tipando nosso código

Não entrarei em detalhes sobre uma linguagem ser tipada ou não, tem pessoas que preferem e outras não, eu particularmente acredito que um código tipado tem suas vantagens e desvantagens, assim como um código não tipado, análise e veja o que mais você gosta ou prefere.

Tipando parâmetros

Vamos criar uma simples função para dizer ola:

function ola(nome) {
    console.log(`Ola ${nome}`);
}

Uma função bem simples, apenas será logado no console do navegador uma mensagem dizendo olá para um determinado nome que foi passado como parâmetro para a função.

Mas, e se por acaso alguém passar um número para a função? Será que existe um nome com número? Seria muito estranho, mas, podemos restringir o parâmetro nome á receber apenas strings da seguinte maneira:

function ola(nome : string) {
    console.log(`Ola ${nome}`);
}

Apenas adicione o : seguido pelo tipo que o parâmetro deve ser. Dessa maneira a seguinte chamada:

ola(123);

Não será compilado, pois existe um erro referente ao tipo do parâmetro, precisamos passar uma String, mas, com certeza você deve estar pensando:

Eu simplesmente posso passar o número como uma String

Realmente, você está certo, para melhorarmos o código, vamos adicionar uma pequena expressão regular para aceitar apenas letras e espaços:

function ola(nome: string) {
    if (/^([aA-zZ\s]+)$/.test(nome)) {
        console.log(`Ola ${nome}`)
    }
}

Pronto, agora estamos verificando se o nome realmente é um nome.

Tipando retorno de função

Assim como tipamos parâmetros, também podemos definir tipos para os retornos de nossas funções, a sintaxe é basicamente a mesma, seguida de : pelo tipo de retorno.

Nossa função não retorna nada, então vamos definir um retorno do tipo void para ela:

function ola(nome: string) : void {
    if (/^([aA-zZ\s]+)$/.test(nome)) {
        console.log(`Ola ${nome}`)
    }
}

O tipo void é referente ao vázio.

Tipando variáveis

Também podemos definir tipos para nossas variáveis, seguindo a mesma sintaxe:

const versao: number = 1;

Convertendo um tipo em outro

Podemos converter um tipo para outro, isso também é chamado de casting, para convertermos um número (number) para uma string, poderíamos fazer:

const frase: any = "Convertendo tipos"
const quantidadeDeLetras : number = (<string> frase).length

Veja que criei uma variável do tipo any, ou seja, ele pode ser e receber qualquer tipo.

Converti ele para string através de < e >, passando o tipo para qual deve ser convertido, após realizar a conversão utilizei a função length para pegar a quantidade de palavras da frase.

Saiba mais

Uma das vantagens em utilizar linguagem tipada é que o editor ou IDE ficam mais inteligentes com seu auto complete (dicas de código), sabendo o tipo, ele sabe o que pode ser ou não feito para ele.

Se você não quiser utilizar o playground da Microsoft será necessário instalar o TypeScript em sua máquina, a instalação pode ser feita de forma muito simples através do npm ou yarn:

Instalando com npm:

npm i -g typescript

Ou, instalando com yarn:

yarn global add typescript

Aguarde o download e instalação ser finalizado, para compilar um arquivo TypeScript, o mesmo deve ser salvo utilizando a extensão .ts e executar o comando tsc seguido pelo nome do arquivo que pretende compilar, por exemplo:

tsc NOME_ARQUIVO.ts

Se preferir pode pedir para o TypeScript ficar verificando por modificações (watching) no arquivo, passe o parâmetro -w para ele:

tsc -w NOME_ARQUIVO.ts

Conclusão

Essa foi uma primeira impressão do que podemos fazer com TypeScript, além de tipagem, temos outras funcionalidades e recursos, ao longo dos post’s vou mostrando aos poucos e ir avançando no assunto.

E aí, você já conhecia o TypeScript? Não deixe de comentar e assinar a newsletter para receber as novidades por email.

Se quiser nos ajuder, você também pode fazer doação apoiando o blog, através do apoia-se.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus