Arquitetura vs Design de Software
Arquitetura e design de software são as mesmas coisas? A diferença geralmente é um pouco confusa, mas, não são as mesmas coisas e sim existem diferenças entre elas, logo:
- Onde a arquitetura termina e o design começa?
- Quais responsabilidades uma pessoa arquiteta tem versos uma pessoa desenvolvedora?
Vamos olhar a imagem à seguir:
Como podemos ver na imagem, ela ilustra algumas responsabilidades da pessoa arquiteta e pessoa desenvolvedora, sendo:
Pessoa arquiteta: - Análisar requisítos de negócio para extrair e definir as características arquiteturais. - Selecionar quais padrões e estilos arquiteturais se encaixam para resolver o problema. - Criar a estrutura de componentes (blocos de construção do sistema).
Pessoa desenvolvedora: - Criar diagrama de classes. - Criar as UI’s (interfaces dos usuário(a)s). - Desenvolver e testar o código fonte.
Mas, esse é um modelo tradicional, cujo qual possuí vários problemas e não se aplica nos dias de hoje.
O principal problema é separar a pessoa arquiteta da pessoa desenvolvedora que causa todos os problemas relacionados com arquitetura, ou seja, decisões que a pessoa arquiteta toma nunca chegam ao time e as decisões dos times nuncam voltam as pessoas arquitetas.
Essas barreiras físicas e lógicas de separação devem ser quebradas.
Esse modelo acima não apenas possibilita forte comunicação de ambos os lados, mas, também a pessoa arquitetoa provê mentoria e treinamento para os times.
A arquitetura dos sistemas de hoje mudam e evoluem à cada iteração ou fases de um software.
A forte colaboração entre a pessoa arquiteta e o time de desenvolvimeento é essencial para o sucesso de qualquer software. Então respondendo a pergunta:
Onde a arquitetura termina e o design começa?
A arquitetura não termina e o design não começa, elas ambas são partes dos ciclos de vida dentro de um software e devem sempre ser mantidas em sincronizaação para o sucesso do mesmo.
Conclusão
Nesse post vimos as diferenças entre arquitetura e design de software, analisamos os modelos tradicionais e quais problemas existiam, também vimos uma ideia para aplicar à atualidade.
Abraços, até a próxima.