Matheus Castiglioni

Arquitetura vs Design de Software

Arquitetura e design de software são as mesmas coisas? A diferença geralmente é um pouco confusa, mas, não são as mesmas coisas e sim existem diferenças entre elas, logo:

Vamos olhar a imagem à seguir:

Arquitetura versos design tradicional

Como podemos ver na imagem, ela ilustra algumas responsabilidades da pessoa arquiteta e pessoa desenvolvedora, sendo:

Pessoa arquiteta: - Análisar requisítos de negócio para extrair e definir as características arquiteturais. - Selecionar quais padrões e estilos arquiteturais se encaixam para resolver o problema. - Criar a estrutura de componentes (blocos de construção do sistema).

Pessoa desenvolvedora: - Criar diagrama de classes. - Criar as UI’s (interfaces dos usuário(a)s). - Desenvolver e testar o código fonte.

Mas, esse é um modelo tradicional, cujo qual possuí vários problemas e não se aplica nos dias de hoje.

O principal problema é separar a pessoa arquiteta da pessoa desenvolvedora que causa todos os problemas relacionados com arquitetura, ou seja, decisões que a pessoa arquiteta toma nunca chegam ao time e as decisões dos times nuncam voltam as pessoas arquitetas.

Essas barreiras físicas e lógicas de separação devem ser quebradas.

Arquitetura versus design atual

Esse modelo acima não apenas possibilita forte comunicação de ambos os lados, mas, também a pessoa arquitetoa provê mentoria e treinamento para os times.

A arquitetura dos sistemas de hoje mudam e evoluem à cada iteração ou fases de um software.

A forte colaboração entre a pessoa arquiteta e o time de desenvolvimeento é essencial para o sucesso de qualquer software. Então respondendo a pergunta:

Onde a arquitetura termina e o design começa?

A arquitetura não termina e o design não começa, elas ambas são partes dos ciclos de vida dentro de um software e devem sempre ser mantidas em sincronizaação para o sucesso do mesmo.

Conclusão

Nesse post vimos as diferenças entre arquitetura e design de software, analisamos os modelos tradicionais e quais problemas existiam, também vimos uma ideia para aplicar à atualidade.

Abraços, até a próxima.

Referências

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus