Matheus Castiglioni

Características de uma Arquitetura de Software

Quando falamos sobre desenvolvimento de software (sistemas) acabamos focando muito em funcionalidades (features), ou seja:

O(a) cliente ser o foco é muito comum, afinal, sem cliente, sem sistema para manter.

Mas, além de funcionalidades, para que um projeto seja bem sucedido o mesmo precisa ser bem construído, atendendo algumas peculiaridades técnicas que muitas vezes são imperceptíveis para quem usa o mesmo.

Precisamos dar foco nas características da arquitetura (as famosas -ilities) do sistema, ou seja, para cada sistema haverá X caraterísticas (não existe certas ou erradas) e para que o mesma tenha sucesso é muito importante garantir que tais características são levadas em consideração e atendidas durante o planejamento e construção do sistema.

Abaixo uma lista (parcial) de possíveis características para dar atenção:

Características operacionais

Características estruturais

Características cross-cuttting

Essas são algumas ideias (das N possíveis) para você ficar atento durante a etapa de planejamento de um novo sistema. Muitas vezes você não vai e nem deve focar em garantir e atendar todas essas caraterísticas, no caso, dado o seu sistema você precisa priorizar o que é mais importante para o sucesso do mesmo.

Mas como saber quais características sua arquitetura deve atender? Aqui vem o famoso “depende”, para cada problema vai haver seus pontos de atenção e cuidados, nesse momento vale analisar e pensar quais fazem sentido.

Muitas vezes tais características não estarão explicitas, isso porque existem dois tipos delas: Implicitas e explicitas, ou seja, algumas você conhece e estará claro a necessidade, porém, outras dado um contexto você vai lembrar dela de forma implicita.

Nuvem de possívevis características

Conclusão

Nesse post vimos possíveis sugestões e ideias de características arquiteturas para ficar atento durante o planejamento e construção de sistemas.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus