Matheus Castiglioni

Consulting Judo

É comum em desenvolvimento de sistemas nos depararmos com problemas que aparecem e fazer parte do nosso dia-a-dia, por exemplo:

Quando uma pessoa ou time precisa subir um ambiente de QA, é necessário pedir para alguém ou realizar operações e processos manuais (configurações e mais configurações) para ter tal ambiente.

No exemplo acima, seria muito interessante que a pessoa ou time pudesse ter o ambiente de QA de forma trivial.

Mas, o problema é que quando apontamos esses pontos de melhoria em cenários complexos e com outras prioridades, logo vem frases e refrões comuns:

Nós não temos tempo para isso.

Nossa configuração é tão complexa que coisas assim nunca irão funcionar aqui.

Consulting Judo

Em cenários assim podemos aplicar uma técnica chamada consulting judo.

Judo é uma arte marcial da qual possuí inumeras técnicas que utilizam o próprio peso do oponente contra eles mesmo.

Consulting judo envolve encontrar um ponto particular de dor e resolvê-lo como um exemplo/modelo. O ponto de dor no exemplo acima são as dificuldades para provisionar novos ambientes de QA para as pessoas ou times.

Dessa forma, podemos atacar esse ponto de dor e resolvê-lo como um exemplo. Uma vez que a solução está realizada, ou seja, mudamos o processo de provisionamento manual para algo automátizado, tornando o mesmo trivial para qualquer pessoa ou time realizar.

Quando o exemplo estiver solucionado podemos apresentar e demonstrar os resultados, dessa forma, os ganhos adquiridos tornam discussões desnecessárias, mostrando valor para a empresa e que sim, é possível aplicar melhorias em ambientes complexos com altas prioridades.

Conclusão

Nesse post vimos como aplicar uma técnica chamada consult judo para atacar um ponto de dor específico e posteriormente apresentar os resultados para a empresa e pessoas, mostrando o valor e ganhos obtidos com tal solução.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus