Matheus Castiglioni

Contratar vs Formar

Atualmente o mercado de tecnologia está bombando e cada vez mais as vagas vão aumentando e a necessidade de contratação também. Existem vários motivos para essas vagas estarem aumentando, seja a necessidade para novos projetos, demanda com projetos existentes, desligamento de pessoas, formação de uma nova área na empresa, etc…

O ponto é que contratar pessoas é um desafio muito mais complexo do que parece, o mesmo envolve alguns fatores sendo: Remuneração, desafio, qualidade de vida, reconhecimento, senioridade, cargo, etc…

Repare que não é tão simples, não basta a gente abrir uma vaga ir atrás de alguém, entrevistar, enviar uma proposta e pronto.

Contratação

Como vimos anteriormente, o processo de contratação não é tão simples quanto parece.

Vamos imaginar o seguinte cenário:

Surgiu um novo projeto, onde o time precisa ser composto por quatro pessoas, onde: Dois devem ser senior, um deve ser pleno e por último um deve ser junior.

Mas o problema é que atualmente na empresa não temos esses dois senior.

A primeiro solução que temos é: Beleza, vamos abrir duas novas vagas ou pedir indicações para buscar duas pessoas senior.

Após algum tempo, econtramos essas duas pessoas, fizemos as entrevistas, enviamos a proposta e as contratamos.

Problema resolvido, certo? Errado!

O problema das contratações

Por um lado as coisas deram certos, temos as pessoas novas que precisávamos, formamos o time e vamos começar o projeto novo.

Mas, será que realmente tudo está correto? E outra pergunta, será que realmente precisávamos contratar duas novas pessoas com uma senioridade tão alta?

O grande problema atualmente das empresas (nem todas) é a busca excessiva pelas “melhores” pessoas ou as mais senior do mercado, onde na maioria das vezes acabamos esquecendo de olhar para dentro de casa. E um dos principais motivos para pedidos de demissões é a falta de reconhecimento (seja de senioridade ou financeiro).

Formação

O grande problema das contratações exagerados pelas “melhores” pessoas é o reconhecimento dentro de casa.

Na maior parte do tempo estamos olhando e buscando algo fora da empresa, que na verdade já temos dentro e isso tende a acarretar em descontentamentos das pessoas atuais da empresa, ocasinando em pedidos de demissões.

Será que não poderíamos dar a oportunidade de algum pleno subir para senior? Ocasionando também na oportunidade de algum junior subir para pleno (que subiu para senior) e abrir a contratação para uma pessoa junior.

Ou seja, em vez de buscarmos os melhores, porque não formamos os melhores? Porque não contratamos mais junior e formamos mais pleno e senior.

Dessa maneira, a chance da retenção das pessoas na empresa tende a aumentar, pois o descontentamento será menor.

Pessoas precisam de reconhecimento, um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença.

Em vez de esperar anos para reconhecer a pessoa, porque não reconhecê-la aos poucos em tempos menores? Não espere pessoas pediram para sair.

Pessoas aprendem com necessidade, se você não dar a chance daquela pessoa ser senior, como você vai cobrar isso dela?

O problema das formações

Assim como as contratações, as formações também tem seus problemas, não estou dizendo que é a bala de prata (até porque não existe bala de prata) ou que você deve apenas focar em formar pessoas.

Em muitos cenários e situações não vamos ter a oportunidade de realizar essas formações, isso vai variar bastante de momento para momento e empresa para empresa.

Mas antes de dizer algo como:

O processo de formação é caro

Ou

Formar pessoas leva tempo

Eu te pergunto, será que realmente formar pessoas é caro? E se leva muito tempo para formá-las o que você pode fazer para ajudá-las?

É importante ter senior ou pleno do mercado? Sim, com certeza, eles irão trazer experiências e ideias diferentes para a empresa, não estou dizendo que os mesmos nunca devem ser contratados.

O ponto é: A balança entre a busca pelos melhores e formação, deveria ser mais equilibrada.

Times de capacitação interno poderiam ser criados e investidos.

O reconhecimento das pessoas deveriam ser maiores e mais práticados.

Conclusão

Nesse post vimos que talvez nem sempre a contratação ou busca pelas “melhores” pessoas precisam ser realizadas, é importante dar chance e reconhecimento para quem está dentro da empresa, precisamos começar a nos preocupar em formar as “melhores” pessoas e não apenas em buscá-las.

Se você gostou desse post não deixe de comentar ou compartilhar sua opinião sobre o assunto.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus