Matheus Castiglioni

Criando Meu Primeiro Site Com Laravel

Criar novos sites muitas vezes pode ser uma tarefa complicada e chata, precisa-se definir várias configurações e set-ups iniciais para o projeto. Com PHP isso tornou-se muito simples e fácil graças ao framework chamado Laravel.

Conheça o Laravel

O Laravel como já foi dito, é um framework para desenvolvimento de sites ou aplicações que utiliza a linguagem PHP, ele segue o padrão MVC (Model, View and Controller), padrão muito famoso no mundo Java. Com o Laravel conseguimos ter uma ótima organização e separação de código, além de muitas outras vantagens e recursos.

Instalando o Laravel

Podemos facilmente realizar a instalação do Laravel utilizando o Composer através do comando:

composer global require "laravel/installer"

Obs: Para você que não conhece o Composer, ele é um gerenciador de dependência do PHP.

Certifique-se que a instalação ocorreu de forma correta e você exportou o Laravel para o seu $PATH (se necessário) utilizando o comando:

laravel -v

Onde a versão do Laravel que foi instalada deve ser mostrada.

Verificando a versão do Laravel instalada

Criando meu site com Laravel

Após ter o Laravel instalado podemos começar a utilizá-lo, para criarmos um novo projeto seja um site ou aplicação devemos utilizar o comando new, seguido pelo nome do projeto, por exemplo:

laravel new meu-primeiro-site

Aguarde o Composer realizar o download e configurar todas as dependências do projeto (isso pode demorar um pouco, depende da sua internet).

Ao término das configurações uma pasta com o nome do projeto deve ter sido criada no local onde você rodou o comando new, no nosso caso, uma pasta chamada meu-primeiro-site foi criada. Abrindo essa pasta em um editor de código (por exemplo o VS Code) podemos ver a seguinte estrutura:

Estrutura de um projeto Laravel

Sim, note que tem bastante pastas e arquivos (não irei explicar um por um para não perder o foco do post), essa é a estrutura padrão de um projeto criado com Laravel, cada pasta e arquivo tem sua finalidade (assunto para um próximo post).

Subindo meu primeiro site

Assim como todos os outros cli, o Laravel também possuí um comando para subir o servidor do projeto, podemos fazer isso utilizando o comando:

php artisan serve

Onde devemos ter a seguinte resposta:

Resposta do servidor rodando

Basicamente a resposta está dizendo:

Seu servidor Laravel de desenvolvimento está rodando localmente (127.0.0.1) na porta 8000, para acessar o projeto vá até o endereço http://127.0.0.1:8000 em seu navegador.

Também podemos acessar via http://localhost:8000, pois, localhost seria como um “DNS” (apelido) para o IP 127.0.0.1.

Acessando o seguinte endereço em nosso navegador devemos ver algo parecido com:

Site padrão criado pelo Laravel

Essa é a página padrão criada para todo projeto Laravel.

Saiba mais

Subir o servidor e acessar nosso projeto foi muito simples, isso porque o Laravel vem com um servidor embutido dentro do projeto, dessa maneira, quando rodamos o comando php artisan serve, o Laravel está subindo esse servidor, pegando nosso projeto e disponilizando dentro desse servidor que acabou de ser subido.

Um detalhe importante é que você não utilize esse servidor em produção, o mesmo deve ser usado somente para desenvolvimento.

Também poderíamos utilizar o Apache para acessar nosso projeto (geralmente utilizado em produção).

Criando meu Hello World

Ainda com o servidor rodando, vamos abrir o arquivo welcome.blade.php localizado em resources/views á partir da raiz de nosso projeto, sendo assim, o caminho completo para o arquivo é: meu-primeiro-site/resources/views/welcome.blade.php, apague todo o conteúdo da tag body:

<div class="flex-center position-ref full-height">
	@if (Route::has('login'))
		<div class="top-right links">
			@auth
				<a href="{{ url('/home') }}">Home</a>
			@else
				<a href="{{ route('login') }}">Login</a>
				<a href="{{ route('register') }}">Register</a>
			@endauth
		</div>
	@endif

	<div class="content">
		<div class="title m-b-md">
			Laravel
		</div>

		<div class="links">
			<a href="https://laravel.com/docs">Documentation</a>
			<a href="https://laracasts.com">Laracasts</a>
			<a href="https://laravel-news.com">News</a>
			<a href="https://forge.laravel.com">Forge</a>
			<a href="https://github.com/laravel/laravel">GitHub</a>
		</div>
	</div>
</div>

Calma, não se assuste com o tanto de código, foque apenas na tag body e seu conteúdo, após apagar o conteúdo padrão (trecho de código acima), adicione um simples título de Hello World:

<h1>Hello World</h1>

Salve seu arquivo, vá até o navegador no endereço local do projeto e recarregue a página:

Meu Hello World com Laravel

Veja que temos nosso Hello World feito com Laravel.

Saiba mais

Não houve a necessidade parar e subir o servidor porque o Laravel por padrão já vem com o sistema de live reloading, portanto, qualquer modificação feita nos arquivos será automáticamente aplicada em nosso projeto que está rodando.

Se você reparou no nome do arquivo que mexemos, deve ter notado que a extensão do arquivo é .blade.php, O Blade é um motor (engine) para templates (assunto para um próximo post), com ele temos muitos recursos dentro de nosso HTML que não seria possível apenas com .php.

Conclusão

Nesse post criamos um simples site do zero em PHP utilizando o framework Laravel, com poucos comandos já tinhamos nosso site configurado e rodando.

E aí, você já conhecia o Laravel? Não deixe de comentar e assinar a newsletter para receber nossas novidades por email.

Espero que tenha gostado, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus