Matheus Castiglioni

Criando Minha Primeira Imagem Com Docker

Um dos primeiros post do blog, foi exatamente sobre Docker, no post Começando com Docker eu explico um pouco mais sobre a parte teórica, perguntas como:

Podem ser respondidas com a leitura do post, se você não tem conhecimento sobre o assunto, recomendo que o leia antes de prosseguir com a leitura atual desse post.

Muitas vezes vamos precisar modificar uma imagem oficial, seja para adicionar ou modificar algum arquivo dentro da imagem, mudar a configuração de um determinado serviço ou mudar o comando executado durante o processo de criação de nosso container, mas, como podemos fazer essas modificações? Podemos realizar a criação da nossa própria imagem através do arquivo Dockerfile, ele é o responsável por criar as imagens no Docker, é nele que definimos todas as regras e informações (instruções) que serão contidas dentro das imagens.

O que é Dockerfile?

Conforme foi dito anteriormente, o Dockerfile é um arquivo responsável por realizar a criação e construção de imagens no Docker, dentro dele são definidas instruções que o Docker deve seguir para conseguir realizar a criação de uma imagem. Essas instruções são interpretadas linha a linha pelo motor do Docker.

Para definir as regras e informações (instruções) que a imagem terá, devemos utilizar comandos que o Dockerfile entenda, de forma simplista, podemos dizer que é parecido com uma linguagem onde devemos respeitar sua sintaxe e seus comandos existentes.

Sabendo disso, qualquer informação ou comando inexistente para o Docker, irá gerar um erro durante a criação da imagem.

Entendendo o problema

Antes de começarmos a criação de nosso Dockerfile, vamos entender o que precisamos dizer para ele, ou seja, quais serão as regras e informações necessárias para a criação de nossa imagem. Sabendo da nossa necessidade que é subir um site, vou definir os seguintes passos necessários para a construção da imagem:

  1. Definir uma imagem oficial como base para ser modificada.
  2. Definir informações para a imagem (versão, descrição e autor/responsável).
  3. Criar a pasta onde serão enviados os arquivos carregados pelo site.
  4. Copiar o site para a imagem.
  5. Mapear uma pasta onde serão salva as imagens do site.
  6. Definir em qual porta o site irá rodar.
  7. Setar algumas variáveis de ambiente utilizadas no site.
  8. Definir qual será a pasta de trabalho da imagem (pasta que irá conter o site).
  9. Subir o NGINX para deixar o site no ar.

Pronto, já sabemos tudo o que precisamos para criar nossa imagem e deixar o site no ar utilizando o Docker, agora, o que precisamos fazer é simplesmente definir esses passos em nosso Dockerfile.

Criando nosso primeiro Dockerfile

O primeiro passo é o mais simples, será criar um arquivo chamado Dockerfile (sim, o mesmo não deve ter extensão) em alguma pasta no seu computador. Após a criação do mesmo, abra-o no editor de texto de sua preferência para que possamos começar a definir nossas regras e informações (instruções).

Definir uma imagem oficial como base para ser modificada

Podemos definir uma imagem base (á ser modificada) através da instrução FROM seguida pelo nome da imagem que queremos utilizar:

FROM nginx

Assim já definirmos qual imagem iremos modificar, ou seja, usaremos a imagem do NGINX como base para criar a nossa personalizada.

Definir informações para a imagem (versão, descrição e autor)

Para definir informações sobre a nossa imagem, devemos utilizar a instrução LABEL seguida pelas informações à serem adicionadas na imagem.

LABEL version="1.0.0" description="Disponibilizando site com NGINX" maintainer="Matheus Castiglioni<matheushcastiglioni@gmail.com>"

Legal, definimos as informações que eram necessárias, sendo elas: Versão (version), descrição (description) e autor/responsável (maintainer).

Saiba mais

Em alguns Dockerfile’s você pode e deve encontrar a instrução MAINTAINER, porém, a mesma foi depreciada e está em desuso, sendo substituída pela instrução LABEL maintainer=VALOR.

Criar a pasta onde serão enviados os arquivos carregados pelo site

Precisamos agora, criar uma pasta onde serão salvas as imagens que forem enviadas pelo site, ou seja, os uploads que os usuários realizarem, para isso, podemos utilizar a instrução RUN, ela é responsável por executar comandos conhecidos pelo shell ou linux.

RUN cd / && mkdir Arquivos && chmod 777 -R Arquivos/

Veja que estamos executando comandos normais do Linux, primeiro navegamos até a raiz (parecido com o C: do Windows) do computador (cd /), criamos uma pasta chamada Arquivos (mkdir Arquivos) e por fim damos permissão total de leitura e escrita para ela (chmod 777 -R Arquivos/).

Essa pasta será responsável por armazenar as fotos do site.

Copiar o site para a imagem

Sabemos que o NGINX armazena os seus sites no seguinte caminho: /usr/share/nginx/html, então, é dentro desse caminho (path) que vamos substituir o index.html padrão do NGINX pelo nosso. Para fazermos isso, precisamos copiar o arquivo index.html de nosso site para dentro da imagem (no caminho mencionado anteriormente), podemos fazer isso utilizando a instrução COPY passando o nome do arquivo ou pasta que pretendemos copiar seguida pelo caminho onde as mesmas devem ser copiadas:

COPY ./site/index.html /usr/share/nginx/html/

Repare que estamos copiando o arquivo index.html localizado dentro da pasta site, para o caminho do NGINX dentro da imagem, ou seja, estamos copiando o nosso index.html por cima do /usr/share/nginx/html/index.html padrão do NGINX.

Obs: Não é necessário informar o ./, porém, particularmente eu prefiro utilizá-lo, pois assim fica mais explícito para quem ler o Dockerfile que a pasta site deve estar no mesmo caminho (path) onde se encontra o Dockerfile, em outras palavras, o ./ pode ser interpretado como: “Diretório atual”.

Mapear uma pasta onde serão salva as imagens do site

Criamos uma pasta onde os arquivos serão salvos, porém, se deixarmos tudo dentro da imagem e posteriormente dentro do container, quando o mesmo for removido e criado novamente, todas as imagens serão perdidas.

Precisamos de alguma maneira salvar os arquivos em nossa máquina física, assim, se o container deixar de existir e for criado novamente, o mesmo irá buscar as imagens dentro de nossa máquina. Para isso podemos utilizar a instrução VOLUME:

VOLUME /Arquivos/

Assim, a imagem irá pegar a pasta que criamos e montar um volume para ela, assim, conseguimos realizar o mapeamento de uma pasta localizada dentro do container para a nossa máquina host, devemos especificar a pasta da máquinahost durante a criação do container.

Definir em qual porta o site irá rodar

Por padrão o NGINX sobe na porta 80, então devemos deitar explícito no Dockerfile que alguém pode utilizar essa porta para conectar em nosso site, podemos fazer isso utilizando a instrução EXPOSE.

EXPOSE 80

Obs: Lembrando que a instrução EXPOSE não faz o mapeamento de porta, apenas deixa explícito que uma determinada porta pode ser mapeada durante a criação do container que utilizar essa imagem.

Setar algumas variáveis de ambiente utilizadas no site

Nosso site utiliza algumas váriaveis de ambiente, podemos definí-las utilizando a instrução ENV:

ENV API_URL=http://localhost:8000/api/
ENV API_BANCO=meu_site

Veja que precisamos informar o nome da váriavel e passar um valor padrão para ela, caso nada seja informado durante a criação do container, o valor das variáveis serão os padrões definidos no Dockerfile.

Definir qual será a pasta de trabalho a imagem (pasta que irá conter o site)

Precisamos definir a pasta de trabalho de nosso container, ela é a pasta que será direcionado quando acessarmos nosso container, para fazer isso podemos utilizar a instrução WORKDIR passando a pasta:

WORKDIR /usr/share/nginx/html/

Estamos definindo a pasta do NGINX como nossa pasta de trabalho, agora sempre que acessarmos nosso containter, estaremos no caminho e na pasta específicada acima.

Subir o NGINX para deixar o site no ar

Após realizar todos os passos e regras definidas em nosso Dockerfile, devemos finalmente subir o NGINX para que o container fique rodando e nosso site esteja no ar, para isso, podemos utilizar a instrução CMD e ENTRYPOINT:

ENTRYPOINT ["/usr/sbin/nginx"]
CMD ["-g", "daemon off;"]

A instrução ENTRYPOINT define um caminho onde o comando informado em CMD deve ser executado, assim, uma linha completa a outra, o comando final para subir o container será: /usr/sbin/nginx -g daemon off;, estamos simplesmente iniciando o NGINX.

Legal, já finalizamos todos os nossos passos e o arquivo Dockerfile está pronto com as instruções necessários para nosso site estar no ar, caso você tenha se perdido em algum passo, segue o arquivo final:

FROM nginx
LABEL version="1.0.0" description="Disponibilizando site com NGINX" maintainer="Matheus Castiglioni<matheushcastiglioni@gmail.com>"
RUN cd / && mkdir Arquivos && chmod 777 -R Arquivos/
COPY ./site/index.html /usr/share/nginx/html/
VOLUME /Arquivos/
EXPOSE 80
ENV API_URL=http://localhost:8000/api/
ENV API_BANCO=meu_site
WORKDIR /usr/share/nginx/html/
ENTRYPOINT ["/usr/sbin/nginx"]
CMD ["-g", "daemon off;"]

O conteúdo do index.html é bem simples (o propósito é apenas diferenciar o conteúdo do arquivo padrão do NGINX):

<html>
<body>
	<h1>Meu site com Docker</h1>
</body>
</html>

E agora, como podemos criar a nossa imagem á partir do nosso Dockerfile? Para isso vamos utilizar o comando docker build:

docker build -t mahenrique94/meu-site .

Passamos como parâmetro (argumento) o valor -t seguido pelo nome da imagem que pretendemos criar, e por último um . (local onde se localiza o Dockerfile), traduzindo para o português:

Olha Docker, crie uma imagem (docker build) com o nome (-t) mahenrique94/meu-site a partir do Dockerfile localizado no diretória atual (.).

A informação referente ao usuário (do Docker Hub) não é obrigatória, apenas gosto de definir porque trata-se de uma imagem minha e se houver a necessidade de enviar essa imagem para o Docker Hub o processo será mais simples, evitando a necessidade de criar tags para a imagem.

Obs: Lembre de rodar o comando acima no mesmo caminho onde se encontra o Dockerfile, assim como site/index.html também devee estar no mesmo caminho.

Após rodar o comando build se tudo ocorrer bem, sem nenhum erro, uma imagem com nome mahenrique94/meu-site será criada, com ela, já podemos criar nosso container e subir o nosso site:

docker run -d -p 80:80 --name meu-site -e API_URL=http://api.meusite.com.br/api/ -v $PWD/site/arquivos:/Arquivos/ mahenrique94/meu-site

Com isso o container já deve estar no ar, podemos testar acessando http://localhost e ver nosso arquivo index.html sendo mostrado:

Testando container

Conclusão

Nesse post aprendemos a criar nosso primeiro Dockerfile, á partir dele criamos nossa imagem Docker e em seguida criamos o container, assim, conseguimos deixar nosso site no ar apenas utilizar o Docker.

Os exemplos do site foram simples, alguns passos até desnecessários, porém, realizados para que você pudesse ver e conhecer algumas das possíveis instruções permitidas pelo Dockerfile.

E aí, gostou? Não deixe de comentar e assinar a newsletter para receber novidades por email.

Abraços, até a próxima \o/

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus