Matheus Castiglioni

Criptografando E Descriptografando Com Nodejs

Temos um sistema em produção, porém, temos a necessidade de uma nova feature (funcionalidade), precisamos implementar um cadastro de usuários, onde cada usuário terá um email e senha para futuramente implementarmos um sistema de login (autenticação).

Para exemplo do post vou utilizar a linguagem Node junto com MongoDB.

Como temos um time muito eficiênte, a nova feature já foi criada e disponibilizada para testes.

Gif alegria com a nova *feature*

Testando a nova feature

Os passos que iremos seguir para realizar os testes são:

  1. Verificar se já existe algum usuário cadastrado
  2. Caso não exista, cadastrar um novo usuário
  3. Verificar como os dados do novo usuário foram cadastrados

Buscando usuários já cadastrados

Para realizar a busca dos usuários existentes em nosso banco de dados, foi nos informado que devemos realizar uma requisição do tipo GET para o seguinte endereço: http://localhost:3000/anboo/api/usuarios.

Verificando usuários já existentes

Como podemos ver, ainda não possuímos nenhum usuário cadastrado em nosso banco de dados, então vamos incluir o primeiro.

Cadastrando novo usuário

Como ainda não temos nenhum usuário em nosso banco de dados devemos começar incluindo um novo, assim poderemos verificar se nossa feature está funcionando de forma correta, para testar um novo cadastro devemos passar o email e senha à serem cadastrados para a requisiçào do tipo POST informando o mesmo endereço: http://localhost:3000/anboo/api/usuarios.

{
	"email" : "matheushcastiglioni@gmail.com",
	"senha" : "123456"
}

E como resposta:

Criando novo usuário

Verificando dados cadastrados

Ué, tem algo estranho, recebemos como resposta os dados do usuário que foram salvos? Para confirmar vamos novamente realizar a busca e verificar os usuários existentes em nosso banco de dados:

Verificando dados cadastrados

Realmente, a senha foi salva como “123456” em nosso banco de dados, mas será que isso é uma boa prática?

Gif pensativo sobre cadastro de senha

Com toda certeza não, dessa forma qualquer pessoa que tenha acesso ao nosso banco de dados é capaz de ver a senha de todos os usuários existentes, tornando nossa api nenhum pouco segura, mas como podemos resolver isso?

Criptografia

Pois é, se você pensou em Criptografia fico feliz em dizer que acertou, para você que não acertou não tem problema e para você que não conhece esse termo não tenha pressa, vou explicar logo a seguir.

O que é criptografia?

Lembra na época da escola quando brincávamos com a língua do P? Para falar “Casa” a gente falava: “Pca”, “Psa”, em outras palavras, transformávamos a palavra casa em pcapsa, pois é, estavamos realizando uma criptografia sem saber, basicamente o conceito é esse.

Podemos dizer e reduzir criptografia como transformar algo que todo mundo sabe o significado em algo que poucas ou quase nenhuma pessoa sabe o que significa. Nesse caso é exatamente isso que devemos fazer com nosso banco de dados, ao salvar o usuário, sua senha deve ser transformada em algo que ninguém consegue ler, mas como podemos fazer isso em Node?

Criptografando a senha

Para criptografar uma senha com Node podemos utilizar o módulo Crypto onde é possível realizar várias operações em relação a criptografia, principalmente com os objetos Cipher e Decipher.

Criando objeto responsável pela criptografia

Para começar a criptografar uma senha devemos criar um objeto Cipher, o mesmo é responsável por criptografar dados, para criá-lo temos um método auxiliar dentro do módulo crypto chamado createCipher:

const crypto = require("crypto");
const cipher = crypto.createCipher();

Apenas isso não é suficiente, devemos passar alguns parâmetros para a criação do objeto, sendo eles: algoritmo utilizado para realizar a criptografia e segredo utilizado para criptografar. Então vamos começar criando um objeto responsável por armazenar essas configurações:

const DADOS_CRIPTOGRAFAR = {
    algoritmo : "aes256",
    segredo : "chaves"
};

Assim podemos passá-los para o método createCipher e reaproveitarmos em outros pedaços de nosso código(se necessário), com isso, qualquer mudança necessária será feita em apenas um lugar.

const crypto = require("crypto");
const cipher = crypto.createCipher(DADOS_CRIPTOGRAFAR.algoritmo, DADOS_CRIPTOGRAFAR.segredo);

Criptografando dados

Após realizar o passo anterior já devemos ter nosso objeto Cipher criado, precisamos agora dizer para ele qual será a nossa informação à ser criptografada.

// código anterior omitido
cipher.update(senha);

Como podem ver, podemos fazer isso através do método update. Por último devemos de fato realizar a criptografia dos dados:

// código anterior omitido
cipher.final(DADOS_CRIPTOGRAFAR.tipo);

Aqui precisamos passar o tipo de criptografia que será utilizada, então como trata-se de um parâmetro vamos adicioná-lo em nosso objeto de configuração:

const DADOS_CRIPTOGRAFAR = {
    algoritmo : "aes256",
    segredo : "chaves",
    tipo : "hex"
};

Assim nossa função e objeto fica da seguinte maneira:

const DADOS_CRIPTOGRAFAR = {
    algoritmo : "aes256",
    segredo : "chaves",
    tipo : "hex"
};

function criptografar(senha) {
	const cipher = crypto.createCipher(DADOS_CRIPTOGRAFAR.algoritmo, DADOS_CRIPTOGRAFAR.segredo);
	cipher.update(senha);
	return cipher.final(DADOS_CRIPTOGRAFAR.tipo);
};

Testando a criptografia

Com a nossa função responsável por criptografar dados pronta, podemos testá-la ao cadastrar o mesmo usuário, porém fazendo uso dela antes de realmente persisitir os dados:

{
	"email" : "matheushcastiglioni@gmail.com",
	"senha" : "123456"
}

E como resposta temos:

Resposta criptografia

Como podemos ver, agora nossa senha foi transformada de 123456 para a75959730e9d4f4fd26c1f0c8d73b1ac, assim quando uma pessoa qualquer acessar nosso banco de dados não saberá o que significado essa String cheia de numeros e letras misturados.

Descriptografia

Agora você deve estar pensando, como podemos obter novamente o valor da senha, equivalente aos 123456, como tudo que vai, tudo pode voltar, para isso usamos a descriptografia, como podem observar, é o inverso da criptografia, aqui pegamos em algo que ninguém sabe e transformamos algo em que todo mundo sabe.

Em outras palavras transformamos a75959730e9d4f4fd26c1f0c8d73b1ac novamente em 123456.

Descriptografando a senha

O processo para descriptografar é basicamente o mesmo da criptografia, mudando apenas os parâmetros passado para os métodos update e final, além claro, do nosso objeto.

const DADOS_CRIPTOGRAFAR = {
    algoritmo : "aes256",
    codificacao : "utf8",
    segredo : "chaves",
    tipo : "hex"
};

function descriptografar(senha) {
	const decipher = crypto.createDecipher(DADOS_CRIPTOGRAFAR.algoritmo, DADOS_CRIPTOGRAFAR.segredo);
	decipher.update(senha, DADOS_CRIPTOGRAFAR.tipo);
	return decipher.final();
};

Veja que reaproveitamos alguns parâmetros existentes em nosso objeto de configuração, mudamos o objeto de Cipher para Decipher e como já mencionado antes, trocamos alguns parâmetros dos métodos update e final. Com isso já podemos ter nossa senha visível de forma legível:

Resposta descriptografia

E voalá \o/, a senha esta visível novamente.

Comemorando fim do post

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus