Matheus Castiglioni

Dunbar's Number

Um problema comum que vira e mexe aparece é sobre divisão de pessoas e times, mais especificamente falando sobre números, no caso: “Quantas pessoas deve compor um time”?

Existem muitas respostas para tal pergunta, uma famosa é “O time de duas pizza da Amazon”, no qual a Amazon identifica que os times deles são compostos por uma quantidade de pessoas que podem ser alimentadas com duas pizzas.

Indo mais além, uma pesquisa realizada por Robin Dunbar identifica que:

E alguns outros pesquisadores tem identificado que um relacionamento social efetivo é limitado à 500-1500 pessoas.

Mas porque é importante a gente saber sobre tais pesquisas e números? Isso porque compor times, estruturar tribos, escalar área de engenharia de empresas é basicamente voltada para divisão e organização de pessoas em grupos. Quanto maior o número de pessoas de um grupo aumenta, as dinâmicas e comportamentos entre os membros do grupo serão subjetivamente diferente, padrões e regras que funcionavam para grupos menores provavelmente não irão funcionar para grupos maiores.

Times precisam de confiança para trabalhar eficientemente.

Uma recomendação que acabamos seguindo é:

Quando os limites estabelecidos pelo Dunbar são atingidos é necessário dividir o time como outras unidades.

Dunbar's number example with team topologies

Nessa imagem podemos ver que agrupamentos organizacional começa em 5, depois aumenta para 15, então 50, depois 150, então 500 e por ai vai…

Conclusão

Nesse post vimos possíveis ideias para dividir e agrupar grupos de pessoas e quantas pessoas tais grupos poderiam ter ou não ter.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus