Matheus Castiglioni

Arquitetura Orientada à Eventos

Um famoso estilo de arquitetura é chamado EDA (Event driven architecture, Arquitetura orientada à eventos), esse é um popular estilo de arquitetura assíncrono e distribuído, usado para produzir aplicações altamente escaláveis e de alta performance. Também é um estilo bastante adaptável e extensível. Além de ser uma arquitetura desacoplada, ou seja, os elementos publicam e processam eventos sem saber detalhes de quem os ouvem ou quem os publicam.

Dentro dessa arquitetura existem duas topologias principais: - Broker - Mediator

Broker

A topologia broker é utilizada quando precisamos de um alto nível de capacidade de resposta e controle dinâmico sobre o processamento dos eventos. Ou seja, não há um elemento central orquestrando ou coordenando o fluxo de trabalho dos eventos.

Geralmente essa topologia é recomendada quando o fluxo de processamento é simples.

Nessa topologia existem quatro componentes principais, sendo:

Topologia de broker

Vantagens

Desvantagens

Mediator

A topologia mediator é comumente utilizada quando precisamos de um controle sobre o fluxo de trabalho dos eventos. Ou seja, existe um controlador central realizando a orquestração e coordenação sobre o processamento dos eventos.

Geralmente essa topologia é recomenada quando o fluxo de processamento possuí uma complexidade maior.

Essa topologia aborda algumas das deficiências e desvantagens da topologia broker.

Nessa topologia existem cinco componentes principais, sendo:

Topologia de mediator

Vantagens

Desvantagens

Conclusão

Nesse post vimos uma introdução ao estilo de arquitetura orientado à eventos e suas duas principais topoogias para gerencimento, orquestração e coordenação dos eventos (broker e mediator).

Abraços, até a próxima.

Referências

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus