Matheus Castiglioni

Lei De Brooks

Constantemente estão nascendo e surgindo novos projetos que envolvem desenvolvimento de software, mas, um dos motivos de muitos projetos atrasarem refere-se ao planejamento. Mais especificamente em prazos, ou seja, dado os requisitos X, Y e Z, quantas pessoas vamos precisar para entregar o projeto em um mês?

Vamos imaginar um cenário: Precisamos criar um projeto para que pessoas consigam ter uma lista de compras para churrasco apenas por informar a quantidade de pessoas que irão participar do mesmo.

Depois de ter analisado todos os requisitos e necessidades, chegamos à conclusão que precisamos de duas pessoas para entregar o projeto em dois meses.

Após um mês de trabalho ainda estamos atrasados e vimos que o projeto ainda vai levar dois meses para que seja finalizado e entregue. Dessa forma, o projeto no final vai levar três meses e não apenas dois (um mês a mais do planejamento).

Algo que muitas pessoas podem pensar é:

Tudo bem, se com duas pessoas a gente vai precisar de dois meses, então, se a gente adicionar mais duas pessoas o projeto pode ser feito em apenas mais um mês.

Mas, isso não reflete em nossa realidade e não necessariamente é verdade.

Lei de Brooks

A lei de Brooks citada em The Mythical Man Month é uma observação sobre gerenciamento de projetos de software da qual destaca:

Adicionar mais mão de obra para um projeto atrasado o torna mais longo

De acordo com Brooks, quando adicionamos novas pessoas para um projeto em andamento, estamos o tornando maior e não menor, isso porque:

Então você deve pensar:

Nunca devemos adicionar novas pessoas em projetos em andamento?

Calma, primeiro precisamos ver onde e sobre quais condições essa lei é aplicável:

Assim podemos esclarecer que a lei nunca disse que você não deve adicionar novas pessoas, ela apenas diz que o projeto irá atrasar sobre essa circunstância e você pode estar tranquilo com o atraso, isso porque:

Há algumas hipoteses que podem evitar esse problema e não precisar aplicar a lei de Brooks:

Conclusão

Nesse post vimos que adicionar novas pessoas para projetos atrasados não faz com que o projeto dure menos tempo e sim mais.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus