Matheus Castiglioni

Medindo a Performance De Componentes No React

Imagine que você criou sua aplicação em React e realizou o deploy para produção, ou seja, hoje a mesma já está funcionando e sendo utilizada pelos usuários. Até aí tudo bem, nada de novo, agora, imagine que um usuário abriu uma reclamação dizendo:

Olá, estou achando que a aplicação está um pouco lenta.

Veja que o usuário está reclamando sobre o desempenho da aplicação, ele diz estar muito lenta, como podemos verificar e medir se realmente faz sentido essa reclamação? No caso de uma aplicação feita com a biblioteca React, podemos utilizar o React Profile para medir o quanto nossos componentes estão sendo performáticos.

Conhecendo a aplicação

Antes de entrarmos de fato no assunto e falarmos sobre o Profiler, vamos dar uma visualizada no funcionamento da aplicação:

Aplicação em funcionamento

Nada demais, apenas uma aplicação para controlar listas de tarefas.

Introdução ao Profiler

Agora que já entendemos o funcionamento da nossa aplicação, vamos de fato para o que interessa.

O que seria esse tal de Profiler? É um plugin introduzido na versão 16.5 do React que utiliza a Profiler API (ainda em experimento). A ideia dele é basicamente coletar informações de cronometragem dos componentes.

Calma, que aos poucos tudo irá ficar mais claro.

Para conseguir utilizar o Profiler do React, alguns passos serão necessários:

  1. Instalar a extensão React Devtools do navegador Google Chrome.
  2. Ao abrir a aplicação na tela, abrir o console do navegador.
  3. Navegar até a aba React (onde será possível visualizar a opção do Profiler).

Após realizar todos os passos, se tudo deu certo, você deve visualizar algo parecido com:

Mostrando a aba Profiler do chrome

Clicando na opção Profiler já iremos ver a tela do mesmo sendo mostrada:

Aba Profiler selecionada

Legal, agora já conseguimos utilizar e dar nossos primeiros passos com o mesmo.

Entendendo o Profiler

O Profiler não é nada mágico, para que ele funcione é necessário algumas ações manuais. Basicamente seu funcionamento consiste em Gravar e Ler.

Para começarmos a utilizá-lo é necessário clicar no botão de record:

Botão para começar a gravar

Após iniciar a gravação, uma mensagem é mostrada, nos informando que a gravação está em andamento: Recording profilling data…” e um botão de stop será visível:

Botão para pausar a gravação

Até aí tudo bem, mas, o que pretendemos gravar? A ideia é gravar o uso de nossa aplicação, dessa maneira, o Profiler irá conseguir coletar informações de performance a cada vez que a aplicação é renderizada. Uma vez que a gravação foi iniciada, interaja normalmente com a aplicação.

Após algumas interações e uso da aplicação, é hora de pausar e terminar a mesma.

Para exemplo do post, após iniciar a gravação, adicionei três tarefas em nossa lista:

Lista de tarefas com tarefas

Repare que as tarefas: Estudar HTML, Estudar CSS e Estudar JavaScript foram adicionadas. Após realizar essas três inserções, pausei e terminei a gravação, onde obtive o seguinte resultado no Profiler:

Profiler com interações gravadas

Obs: Para que o Profiler consiga alguma informação é necessário pelo menos uma interação com a aplicação, ou seja, pelo menos uma nova renderização deve ser realizada. Caso não ocorre nenhuma renderização, nenhum dado será coletado e mostrado.

Funcionamento do Profiler

Antes que você entenda o que foi coletado pelo Profiler, vamos entender como ele realizou essa coleta de informação. O React trabalha em duas fases:

  1. A faze de renderização.
  2. A faze de commit.

Na faze de renderização o React determina o que foi mudado (exemplo: o DOM). Durante essa faze o React chama a função render dos componentes e compara o novo resultado com a renderização anterior.

Já na faze de commit é quando de fato o React aplica essas mudanças. Essa mudança pode ser uma inserção, atualização ou remoção de nós no DOM (no caso do React DOM). Nessa faze o React também chama alguns ciclos de vida dos componentes, tais: componentDidMount e componentDidUpdate.

A ferramente Profiler, trabalha na faze de commit, por isso, que é necessário pelo menos uma renderização para que a coleta de informações seja realizada.

Lendo informações coletadas

Sabendo como o Profiler funciona e coleta suas informações, vamos entender o que foi coletado.

Como mencionado anteriormente, o Profiler trabalha na faze dos commit’s, onde os mesmos podem ser vistos no topo da ferramenta:

Mostrando os commits feitos

Cada barrinha representa um único commit, onde o commit selecionado fica com a cor preta em sua barra (no caso o primeiro está selecionado). É possível realizar a navegação entre eles tanto clicando nas barras, quanto nas setas da esquerda ou direita.

Também é possível realizar filtros em cima desses commit’s, isso pode ser feito clicando na engrenagem ao lado da barra de commit’s. Ao clicar, uma caixa irá abrir para definir os filtros, sendo eles:

Filtros no Profiler

Maravilha, agora vamos entender o que foi coletado e como podemos medir a performance de nossa aplicação com esses dados.

É possível visualizar quatro diferentes gráficos:

  1. Flame
  2. Ranked
  3. Component
  4. Interactions

Flame Chart

No gráfico de Chama (Flame Chart) é mostrado o estado da aplicação para um determinado commit (o selecionado), cada barra no gráfico representa um componente do React. O tamanhos e cores das barras representam o quanto um determinado componente e seus filhos demoraram para serem renderizados.

Além das barras, também é possível ver os detalhes desse commit ao lado direito da ferramenta, nela é mostrada as informações de quando foi comitado, tempo de renderização e as interações feitas.

Barra padrão do gráfico de chamas

Se você tiver interesse em descobrir mais sobre um determinado componente do commit atual, é possível clicar na barra que o representa, assim, mais informações serão mostradas:

Informações do componente do commit

Agora conseguimos ver mais detalhes do componente TodoList, ao lado direito podemos ver as suas propriedades e estado (atual daquela renderização).

Ranked Chart

No gráfico classificado (Ranked Chart) são mostradas as mesmas informações, seja do commit ou dos componentes, a única diferença é que nesse gráfico os componentes que mais demoraram para serem renderizados estarão no topo da lista (a ordem vai do mais demorado para o mais rápido em renderização).

Component Chart

O gráfico de componente (Component Chart) pode ser mostrado clicando no ícone de barras ao lado direito do Profiler (ícone azul). Nesse gráfico é mostrado quantas vezes um determinado componente renderizou durante a gravação. A cor e altura das barras representa o quanto aquela determinda renderização demorou para ocorrer.

Gráfico de componentes

Repare que as informações são as mesmas (já vistas), referente suas propriedades e estado atual daquela renderização.

Interactions

As interações ainda estão em modo experimental, por isso, deixarei para falar sobre elas em um próximo post.

Conclusão

Nesse post falei um pouco sobre a ferramenta React Profiler, com ela é possível verificar a performance de aplicações contruídas com React, conseguimos tirar métricas referente aos componentes de uma determinada aplicação.

E aí, você já conhecia o React Profiler? Não deixe de comentar, caso tenha gostado desse post e tenha interesse em acompanhar post’s futuros, você pode estar assinando a newsletter.

Até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus