Matheus Castiglioni

Orientacao a Objetos Com Javascript

Umas das maneiras mais populares de programarmos é utilizando o modelo Orientado à Objetos, dessa maneira, conseguimos criar um reaproveitamento e organização de código muito grande, consequentemente tornando a manutenção do mesmo mais fácil e simples.

Programação Orientada á Objetos

Podemos dizer que orientação á objetos basicamente é um modelo de programação baseado na criação de Classes (receitas de bolo), nelas definimos como (atributos) e o que (métodos ou funções) nossos objetos irão ser ou fazer, como o assunto do post trata-se de aplicar esse modelo em JavaScript, não irei entrar muito em detalhes, para entender melhor o conceito, recomendo o artigo Orientação a objetos.

Definindo nossa receita de bolo

Como foi dito anteriormente, nossas Classes são parecidas com receitas de bolo, sabendo disso, como podemos começar essa criação? Imagine uma classe do tipo Pessoa, pensando em como uma pessoa deve ser, ou seja, o que uma pessoa tem, o que podemos definir?

classe Pessoa

tem Nome
tem Idade
tem Sexo
tem Data de Nascimento

Claro que uma pessoa poderia ter muito mais coisas, mas para simplificar, vamos definir apenas esses quatro itens. Com certeza, essa não deve ser a maneira de representar classes em JavaScript, então, como podamos fazer isso?

Criando nossa classe

Partindo do exemplo anterior, vamos transformar nossa receita de bolo em uma classe JavaScript, á partir da versão ES6, esse processo tornou-se mais simples, o primeiro passe é definirmos um nome para a classe:

Pessoa

Certo, agora, precisamos informar onde a classe começa ({) e onde termina (}):

Pessoa {

}

Veja que foi utilizado chaves para definir início e fim, assim como fazemos com funções ou blocos de códigos (if, for, while, etc…), mas, em momento algum dizemos para o JavaScript que isso é uma classe, até o momento é apenas uma palavra Pessoa seguinda por chaves, para definirmos uma classe podemos utilizar a palavra reservada class assim como nas demais linguagens OO como Java, PHP, Kotlin, etc…

class Pessoa {

}

Certo, agora sim, temos nossa classe definida.

Descrevendo nossos atributos

Ainda seguindo a ideia da receita de bolo, podemos ver que a receita possuí ingredientes, ou seja, para fazermos o bolo devemos ter ovos, farinha, leite, etc…

Os ingredientes da receita são chamados de atributos em classes, assim como fizemos mais cedo utilizando o tem nome, tem idade, etc… Então, como podemos definir o que uma classe pessoa tem? Para isso podemos utilizar construtores (constructors).

class Pessoa {

  constructor(nome, idade, sexo, dataDeNascimento) {
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
    this.sexo = sexo;
    this.dataDeNascimento = dataDeNascimento;
  }

}

Mas afinal, o que isso é isso de construtor (constructor)? Calma, logo tudo vai ser explicado.

Legal, definimos nossa classe, demos um nome para ela e definimos seus atributos, o próximo passo será criar um comportamento (método) para ela.

Criando comportamentos

Pensando em comportamentos de uma pessoa, o que poderíamos criar? Toda pessoa deve ser capaz de dizer o seu nome e sua idade, ou seja, se apresentar, então, vamos criar esse comportamento:

class Pessoa {

  constructor(nome, idade, sexo, dataDeNascimento) {
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
    this.sexo = sexo;
    this.dataDeNascimento = dataDeNascimento;
  }

  apresentar() {
    console.log(`Ola, meu nome é ${this.nome}, eu tenho ${this.idade} anos`);
  }

}

Um comportamento basicamente é uma função dentro de nossa classe, definimos e criamos de forma parecida com funções (functions) normais em JavaScript, omitindo apenas a palavra reservada function.

O comportamento de nossa classe Pessoa será apenas um console.log dizendo seu nome e sua idade, algo parecido com:

Olá, meu nome é Matheus, eu tenho 23 anos.

Para evitar o concatenamento de Strings foi utilizado o Template String, também um novo recurso da versão ES6.

Uma pergunta que você deve estar se fazendo é: This? o que é this? quem é this? Ambas serão respondidas no próximo tópico.

Referenciando a própria classe

Pois é, se você já leu o assunto desse tópico algumas respostas para o this já devem ter sido respondidas, sendo algumas delas:

Vamos lá, tentarei respondê-las da forma mais simples e resumida possível.

Quem é this?

Quando utilizamos this trata-se do próprio escopo atual onde o mesmo está sendo referenciado, ou seja, dentro da classe o this nada mais é do que uma referência da própria classe.

Para que serve o this?

Para referenciarmos a própria classe (tratando-se apenas de OO) dentro de funções ou métodos.

Porque usar o this?

Para referênciar atributos ou funções da própria classe dentro de outras funções da mesma classe.

Quando usar o this?

Quando precisa-se invocar ou pegar valores de atributos ou funções da própria classe.

Criando nosso objeto

Pronto, já temos a estrutura de nossa classe definida e criada, para você que se perdeu, segue abaixo o esqueleto completo:

class Pessoa {

  constructor(nome, idade, sexo, dataDeNascimento) {
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
    this.sexo = sexo;
    this.dataDeNascimento = dataDeNascimento;
  }

  apresentar() {
    console.log(`Ola, meu nome é ${this.nome}, eu tenho ${this.idade} anos`);
  }

}

Tudo certo, como podemos começar a utilização de nossas classes para as criações de objetos? Podemos criar nossos objetos através da palavra reservada new seguida pelo nome da classe que desejamos instânciar (criar um objeto):

const matheus = new Pessoa("Matheus", 23, "Masculino", "25/05/1994");

Veja que parece com uma invocação de função passando alguns parâmetros.

Mas e aquele tal de construtor, onde fica? Repare que a ordem dos parâmetros seguem respectivamente a ordem definida em nosso construtor:

constructor(nome, idade, sexo, dataDeNascimento)

new Pessoa("Matheus", 23, "Masculino", "25/05/1994");

Sendo assim, se um desses parâmetros deixassem de exitir ou mudassem de ordem no construtor da classe, seria necessário realizar tal modifição em todos os lugares que fazem a criação ou instânciação da classe Pessoa.

Em outras palavras, um construtor serve para isso, ele será chamado durante a criação do objeto de uma determinada classe, podemos passar parâmetros para a classe e executar determinadas validações ou funções dentro desse contexto.

constructor(nome, idade, sexo, dataDeNascimento) {
    if (nome === undefined) {
      throw new Error("O nome é obrigatório");
    } else {
      this.nome = nome;
    }

    this.idade = idade;
    this.sexo = sexo;
    this.dataDeNascimento = dataDeNascimento;
}

Veja que uma validação foi criada para o parâmetro nome, caso o mesmo não seja informado, será lançada uma nova exceção, o mesmo pode ser feito para os demais parâmetros (se existir a necessidade).

Observação: Em JavaScript cada classe pode e deve possuir apenas e exclusivamente um construtor, caso você não define um, será invocado o construtor padrão, ou seja, sem parâmetros;

class Pessoa {

}

Seria equivalente à:

class Pessoa {

	constructor() {}

}

Utilizando um objeto

Show de bola, já temos nosso objeto criado e guardado em uma variável:

const matheus = new Pessoa("Matheus", 23, "Masculino", "25/05/1994");

Agora, como podemos chamar o comportamento (função) para se apresentar? Podemos fazer isso da mesma maneira que fazemos com funções:

const matheus = new Pessoa("Matheus", 23, "Masculino", "25/05/1994");
matheus.apresentar();

Uma mensagem de apresentação será impressa no console do navegador.

Ola, meu nome é Matheus, eu tenho 23 anos

Criando funções estáticas

Além de poder chamar funções criadas para nossos objetos, também podemos definir outro tipo de função: as estáticas. De forma resumida, uma função estática é diferente pois pode ser chamada e invocada sem instânciar e criar um objeto, exemplo:

class Pessoa {

  constructor(nome, idade, sexo, dataDeNascimento) {
    if (nome === undefined) {
      throw new Error("O nome é obrigatório");
    } else {
      this.nome = nome;
    }
    this.idade = idade;
    this.sexo = sexo;
    this.dataDeNascimento = dataDeNascimento;
  }

  apresentar() {
    console.log(`Ola, meu nome é ${this.nome}, eu tenho ${this.idade} anos`);
  }

  static tipo() {
    console.log("Função estática");
  }

}

Repare que uma nova função foi adicionada, utlizando a palavra reservad static, assim, definimos a mesma como estática, como foi dito anteriormente, funções estáticas podem ser chamadas sem criar um objeto, podemos fazer isso através da classe que a mesma pertence:

Pessoa.tipo();

Em nosso console será impresso:

Função estática

Isso é o básico para você começar com orientação á objetos em JavaScript, nos próximos posts irei falar sobre a utilização de heranças.

O exemplo do post pode ser encontrado aqui.

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Até a próxima \o/.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

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