Matheus Castiglioni

Princípio Kiss

Você já se pegou alguma vez tentando resolver um problema utilizando uma solução mais complexa do que deveria? Ou seja, para um problema simples foi implementada uma solução complexa.

Pois é, isso é tão comum que foi criado e existe um princípio no mundo de desenvolvimento de sofware chamado KISS (Keep it Simple, Stupid)

Basicamente o princípio foca muito em esforça-se para manter a simplicidade quando estamos construindo um novo produto, desenhando um site, criando um aplicativo, escrevendo blocos de códigos em engenharia, etc…

Um exemplo seria:

Imagine que você precisa calcular um valor de imposto

Você poderia simplesmente fazer:

const calcularImposto = (imposto, valor) => {
    if (imposto === 'ICMS') return valor * 0.25
    return 0
}

O valor de 25% serve apenas como exemplo.

Mas, uma outra abordagem de implementação poderia ser pensar em abstrações, aplicar algum padrão de projeto (por exemplo o Strategy), utilizar recursos de orientação à objetos como polimorfismo, etc…

Mas, as vezes o único imposto que vamos precisar calcular é esse e mais nada (veja o princípio YAGNI).

Conclusão

Nesse post vimos o princípio do desenvolvimento de software chamado KISS, que foca em manter a simplicidade sempre que possivel.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus