Matheus Castiglioni

Princípio YAGNI

Você já se pegou alguma vez pensando se realmente iria existir a necessidade de alguma funcionalidade no futuro que justifique uma implementação técnica no presente? Ou se um dia o cliente iria precisar de uma funcionalidade X? Pois é, ás vezes nos pegamos preocupados com o futuro e em determinados momentos gastamos tempo, esforço e custo para algo que sequer chegará a ser usado ou necessário por alguém.

O princípio YAGNI vem justamente para ajudar momentos assim, ou seja, You Ain’t Gonna Need it (Você não vai precisar disso), o mesmo trata-se de um princípio da metodologia XP (Extreme Programming).

Esse princípio diz que você não deveria criar funcionalidades que não é realmente necessária, ou seja, apenas crie e se preocupe com o que é necessário e tem a sua necessidade conhecida. A ideia é remover lógica e funcionalidades desnecessárias.

Ron Jeffries (cofundador do XP), dizia:

Sempre implemente coisas quando você realmente precisa delas, nunca quando você apenas preve que possa precisar.

Isso quer dizer que você não deveria implementar uma funcionaidade apenas porque você acha que pode precisar dela algum dia (em algum momento), mas, implemente aquilo quando você realmente já precisa e tenha uma necessidade real. Isso irá evitar gastar tempo com implementações que sequer são necessárias ou algum dia utilizadas.

Conclusão

Nesse post vimos o princípio do desenvolvimento de software chamado YAGNI, que foca nas necessidades reais e já conhecidas. Economizando tempo, esforço e custos para apenas aquilo que de fato será utilizado e irá retornar algum valor.

Abraços, até a próxima.

Matheus Castiglioni

Matheus Castiglioni

Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.

comments powered by Disqus